Translate

sábado, 30 de novembro de 2013

 Pandora





Na mitologia grega, Pandora foi a mulher que trouxe o mal ao mundo e causou a queda da humanidade. Ela foi enviada à Terra porZeus, rei dos deuses, que queria vingar-se do Titã Prometeu. Prometeu criou os homens e em certa ocasião roubou o fogo dos deuses e o deu aos homens. Zeus ordenou  ao deus artesão Hefesto que formasse a primeira mulher, Pandora, a partir de argila. Athena deu vida a esta criação, Afrodite deu a beleza, e Hermes lhe ensinou a ser esperta e enganadora.


Zeus enviou Pandora para a Terra, mas Prometeu, cujo nome significa "premeditação", não teria nada a ver com ela. No entanto, seu irmão Epimeteu acabou por tomar Pandora em casamento, e ela trouxe com ela uma jarra/caixa selada como um presente dos deuses. Alguns relatos dizem que Epimeteu abriu a caixa de Pandora, outros sustentam que Pandora mesmo a abriu. Dentro do recipiente haviam a doença, a velhice, a pobreza, o mal, a guerra, e todos os outros males que afligem os seres humanos desde então. Quando a caixa foi aberta, eles voaram para o mundo, deixando apenas a esperança no fundo da caixa para dar às pessoas um pedaço de conforto. Algumas histórias dizem que a caixa continha todas as coisas boas que Prometeu planejou para dar a raça humana, mas quando Pandora cedeu à curiosidade e abriu a caixa, ela deixou todas  as bênçãos escaparem.

Pandora e Epimeteu tiveram uma filha, Pirra, que aparece em um mito grego sobre uma grande inundação. Pirra e seu marido,Deucalião, foram os únicos sobreviventes da inundação e tornaram-se os pais de uma nova raça humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário